quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Encontro Nacional de Coordenadores 2009



Da Redação UDF

Região Centro-Oeste – “Veredas Antigas como Agente de Transformação”. Esse foi o tema do Encontro Nacional de Coordenadores do Ministério Veredas Antigas. O evento foi realizado durante os dias 31 de Outubro, 01 e 02 de Novembro na Escola Max em Campo Grande-MS.

Um grande público, de várias regiões do Brasil, compareceu nos três dias de evento. Na ocasião, também foi realizado um treinamento especial de coordenadores. O presidente fundador da Universidade da Família, Jorge Nishimura, e o Pr. Craig Hill, fundador do FFI – Family Foundations International, foram os preletores deste Encontro. O diretor do Veredas Antigas, Marcelo Staut e sua esposa Dina, ministraram o treinamento de coordenadores.


Jorge Nishimura ministrando aos coordenadores e Pr. Craig Hill com tradutor Marcos

Em entrevista à Redação UDF, Marcelo compartilhou alguns momentos especiais e destacou que o Encontro Nacional de Coordenadores é a consolidação e os primeiros frutos de toda a dedicação da equipe organizadora que não mediu esforços para que mais famílias pudessem ser abençoadas.

“Acreditamos que várias coisas importantes aconteceram, começando pela ação da transformação que vimos durante as ministrações, entre elas, destacamos a cura física de pessoas que estavam há 10 ou 15 anos doente ou com diagnóstico negativo e sem nenhuma esperança médica; essas pessoas foram poderosamente curadas! Também pudemos ver a transformação no coração dos participantes em relação a nossa Nação. Esse sentimento ficou mais notório depois que o Sr. Jorge Nishimura falou sobre o amor e a responsabilidade que temos com o Brasil, abordando uma visão diferenciada sobre o assunto. Ele também compartilhou o próprio testemunho de vida. Foi uma palavra impactante e abençoadora.

Durante sua ministração, o Pr. Craig Hill falou que o Veredas Antigas é considerado por muitos homens, no mundo todo, como um ministério de transformação geracional, e que essa transformação começa primeiro em nós para depois alcançar a próxima geração. Os coordenadores foram impactados com o que ouviram e extremamente motivados e esperançosos com o que ainda está por vir. Foi um sentimento que contagiou a todos, inclusive a nós da equipe.


Marcelo e Dina Staut com os coordenadores do Veredas Antigas

É importante destacar também não somente o evento em si, mas tudo o que aconteceu nos bastidores. Aproximadamente quatro meses antes, nós convocamos uma equipe em Campo Grande-MS e os convidamos e desafiamos a realizarem o Encontro Nacional de Coordenadores. Como diretor do Ministério Veredas Antigas, pensei em várias regiões do Brasil para realizar esse Encontro, observei os locais onde está acontecendo um crescimento do ministério e do número de atividades desenvolvidas e analisei ainda onde o Veredas Antigas tem aplicado a visão da transformação nas igrejas, cidades, além de avaliar um lugar de fácil acesso a todos. Foi então que escolhemos a cidade de Campo Grande-MS.

Nós contamos com o apoio de três igrejas parceiras da UDF naquela cidade, são elas: Igreja Batista, Igreja Holiness e a Igreja Luterana. Juntos, montamos um comitê com representantes das igrejas para que cada um pudesse cuidar de áreas específicas do evento. Tudo foi desenvolvido em harmonia e parceria. Essa equipe com mais de 200 pessoas, preparou toda a infra-estrutura para receber os participantes. Foram mais de 40 casas hospedeiras, pessoas cuidando do translado da rodoviária e aeroporto para o local do evento, alimentação, locais de ministração, etc.


Equipe que trabalhou para realizar o Encontro


Foi maravilhoso ver o que aconteceu com essas pessoas, pois elas foram ministradas e transformadas pelo Senhor antes mesmo do Encontro. A transformação também foi visível em relação à “placa de igreja”. Ninguém ficou preocupado em atrair a atenção para si ou para uma igreja específica, na verdade, todos pensaram e agiram em concordância para abençoar a cidade e as famílias.

Percebemos que o grande agente de transformação aconteceu na formação dessa equipe e isso é muito precioso, pois a unidade e alegria dessas pessoas foi algo sobrenatural. Temos visto o quanto às pessoas estão engajadas pelo motivo da luta, não estamos sozinhos carregando uma bandeira, outras pessoas também estão acreditando e lutando conosco para transformar vidas,” finalizou Marcelo.